Exame de Sexagem Fetal

Exame de sexagem fetal

Saiba como funciona o Exame de Sexagem Fetal

É natural que toda mamãe tenha curiosidade em saber qual o sexo do bebê. Afinal, adivinhar o sexo do seu bebê é um dos momentos mais empolgantes da gravidez. Uma das maneiras de saber o sexo do bebê é fazer o exame de Sexagem Fetal.

O Exame de Sexagem Fetal identifica o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação, quando os índices de acertos são superiores a 98%. É feito uma pesquisa no sangue na mãe a presença ou ausência do cromossomo Y do feto, sabendo que este fragmento está associado ao sexo masculino, quando não identificado sugere que o bebê é do sexo feminino, e quando detectado sugere que o bebê é do sexo masculino.

Sexagem Fetal Sanguínea

Para realizar o teste, é retirada uma amostra de aproximadamente 5 a 20 ml de sangue venoso no braço materno. A coleta é simples — como aquela realizada nos exames de rotina — e não há a necessidade de jejum ou outro tipo de preparo. Isso significa, que não há nenhum risco para a mãe e o bebê.

Carrinho de bebê

A sexagem fetal pode ser feito sem um pedido médico?

Sim, pois não possui aplicação diagnóstica e não é um teste invasivo ao feto.

A Bioclínica Laboratório possui profissionais qualificados para realizar o exame de Sexagem Fetal.

Bebê

Este exame substitui a Ecografia?

Não. Os dois exames são complementares, a vantagem da Sexagem Fetal é identificar com 8 semanas o sexo do bebê, enquanto na Ecografia isto ocorre geralmente na 12ª semana de gestação.

De qualquer maneira a Ecografia permanece sendo necessária, pois oferece ao paciente informações importantes como por exemplo as avaliações morfológicas funcionais e do feto.